Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Profeta Sampaio: "O Recife não nasceu, foi evacuado"



Profeta não ficou satisfeito por sujar as
sandálias
Assim falou Mestre Sampaio, profeta de Casa Amarela, ao tropeçar nos sinais, espalhados pelas calçadas: merda de cachorro por todos os lados.
Há controvérsias quanto ao nascimento do povoado, mas o excremento foi uma companhia constante de seus habitantes, muitas vezes caindo-lhes sobre a cabeça, petardos precedidos dos gritos "água vai!"
Seus poetas celebraram essa simbiose. "Veneza Brasileira", apelidou Barbosa Lima Sobrinho, ao voltar de uma visita à cidade Italiana em pleno verão de 1923, a fedentina tomando tudo, em ambas as cidades irmãs.
"Nova Roma de bravos guerreiros", clamou Oscar Babão da Rocha, na letra do hino de Pernambuco, fazendo referência a uma das maiores fossas já construídas - a Cloaca Maxima. Ao visitar casualmente as obras de escavação da magnânima fossa, na antiga capital do mundo ocidental, sentiu o bravo aroma guardado por milênios, lembrando-se no ato de seu saudoso lar no bairro de São José.
Pior que seu nascimento, parece ser o fim da Cidade Maurícia. Não só o infalível Mestre Sampaio prevê um destino marrom para nossa amada cidade, como cientistas apontam para seu fim trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário