O adensamento de áreas da cidade deverá ser precedido da implantação de infraestrutura que o suporte. |
O Plano Lucena de Recuperação do Recife está baseado nos cenários "nada a fazer", para um horizonte pessimista, e "coisas a desfazer", numa previsão otimista.
O cenário "nada a fazer" tem por princípio o cerceamento do planejamento "progressista" no Recife, que já deixou claro que quanto mais mexe na cidade, mais fede. Ou seja, desse jeito, melhor não fazer nada.
Integração entre rede de transporte e o uso e ocupação do solo. Uso misto com alta densidade garante que os corredores de transporte sejam ao mesmo tempo origem e destino. |
Hoje, o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade proposto pelo Prefeito Augusto Lucena.
Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana
Tendo como horizonte o ano de 1906, a regressão proposta contempla os seguintes melhoramentos para a área de transporte e mobilidade urbana:
1. Associação do uso e ocupação do solo à rede de transportes.
Rede alimentadora com matriz bioenergética renovável. Mesmo puxada por burros, garantirá velocidades até 2,5 vezes maiores que os atuais coletivos. |
3. Nova rede de transportes (ver mapa de Douglas Fox, 1906).
4. Implantação de uma rede alimentadora baseada em matriz bioenergética renovável.
5. Rede de transporte leve sobre trilhos (VLT), com ventilação natural.
6. Novos terminais de integração humanizados, indutores da descentralização econômica e criação de novas centralidades.
"Diante do planejamento urbano atual, admito que minhas idéias parecem estar à frente do seu tempo" declarou o eterno Prefeito, com "P" maiúsculo mesmo, prometendo divulgar nas publicações seguintes mais idéias inovadoras.
VTL com ventilação natural. Tá achando lotado? Pega um Barro-Macaxeira. |
Terminais de Integração: Hoje. |
Terminais de Integração: Propostos. |
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